10 motivos para praticar Pilates na terceira idade

Quando se pratica Pilates, o ser humano garante diversos benefícios para sua vida, ajudando tanto nos aspectos corporais, quanto mentais.

Quando o Método Pilates é aplicado na terceira idade, os benefícios também são garantidos, ajudando na prevenção de diversas doenças e ajudando a ter uma vida mais saudável.

Confira agora os 10 principais benefícios do Pilates na terceira idade:

1- Reduz as dores

Quando se entra na terceira idade, é comum que o indivíduo sinta dores nas articulações.

Isso acontece, pois com o tempo, os ossos tendem a se desgastarem causando certos tipos de problemas que consequentemente geram dores.

Quando se pratica Pilates na terceira idade, o corpo todo se movimenta, trabalhando todas as articulações de uma só vez.

Desta forma, o indivíduo garante uma melhor estabilidade do corpo e as dores desaparecem.

2- Previne lesões

Na terceira idade as lesões podem ser mais comuns devido aos desequilíbrios corporais que causam quedas e aos desgastes que ficam mais propensos nesta fase da vida.

Praticando Pilates, a pessoa fortalece seu corpo e garante maior condicionamento físico, dessa forma, as lesões desaparecem e as chances de surgirem novas é muito menor.

3- Corrige a postura

Com a chegada da terceira idade, o corpo muda e a coluna tende a envergar gerando então as más posturas.

O Pilates trabalha diretamente com a postura ao realizar os movimentos que fortalecem a coluna e ajudam a garantir uma consciência corporal.

Sendo assim, o indivíduo melhora sua postura e garante uma consciência corporal para que seu corpo continue “nos eixos”.

4- Fortalece o corpo

Quando o corpo alcança a terceira idade, ele se torna mais frágil e vulnerável, desta forma enfraquecendo todo o corpo.

Praticando Pilates, o indivíduo fortalece seu corpo e ganha mais energia para realizar suas tarefas do dia-a-dia.

5- Evita doenças e reabilita as patologias já existentes

Com a chegada da terceira idade, são diversas as patologias que podem acometer o corpo causando dores e fadiga.

Os movimentos do Pilates trabalham todo o corpo e auxiliam para a prevenção de doenças ajudando a fortalecer, garantindo um maior condicionamento.

Os exercícios do Método atuam também na musculatura com o intuito de fortalecer, colaborando com a melhora do quadro clínico na região do corpo que se encontra fragilizada.

Por isso, um dos principais motivos que levam as pessoas  a praticarem o Método é pela ajuda na reabilitação.

6- Aumenta a flexibilidade

A flexibilidade é um dos maiores ganhos que o ser humano adquire a partir do momento em que começa a praticar Pilates.

Esta flexibilidade é garantida através dos exercícios do Método que trabalham constantemente o corpo alongando e tonificando.

Desta forma, o indivíduo garante uma maior flexibilidade mesmo durante a terceira idade.

7- Aumenta o equilíbrio

Com o passar dos anos, o equilíbrio do corpo acaba ficando reduzido deixando a pessoa mais propensa a quedas.

Isso acontece pois com a chegada da terceira idade, o corpo perde a força e isso afeta o equilíbrio do corpo.

Praticando o Método Pilates, o ser humano ganha força, assim, seu equilíbrio é restaurado e as chances de sofrer quedas são bem menores.

8- Estimula a consciência corporal

A partir do momento em que essa pessoa passa a entender como seu corpo funciona, ela terá uma maior consciência corporal e estará colaborando para a melhora da sua saúde sem precisar para auxiliar o tempo todo nesse quesito.

9- Melhora a atenção

Quando uma pessoa chega na terceira idade, é normal que ela fique dispersa de vez em quando, porém quando isso acontece frequentemente, ela acaba prejudicando seu rendimento.

O Pilates na terceira idade trabalha a concentração, pois é necessário entender os movimentos que são propostos para realiza-los corretamente.

Assim, o indivíduo garante uma melhor concentração e se beneficia não só na hora de praticar o Método, mas também no seu dia-a-dia

10- Proporciona um imenso bem-estar

Quando uma pessoa passa a praticar Pilates independentemente de sua idade, seu círculo de amizade aumenta, pois haverá diversas pessoas praticando o Método no mesmo local.

Além disso, por garantir tantos benefícios, o Pilates promove um imenso bem-estar que auxilia para uma vida mais feliz.

A associação dos Aposentados de Campinas oferece aulas de Pilates com a professora Andréia, realizadas no clube Andorinhas. Procure-nos para mais informações!