A MODA PARA A TERCEIRA IDADE

Nem só de cuidados e preocupações vive o idoso. Eles são pessoas ativas e que querem ser vistas, notadas e ter seu lugar na vivência social. Isso inclui se vestir bem, continuar tendo um estilo próprio e ter sua identidade fora do habitual ”roupas de vovó”

Certa vez, uma senhora entrou numa das lojas do estilista Ronaldo Fraga dizendo que gostaria de comprar roupas para a filha. Após as escolhas das peças e o devido pagamento, a mulher confessou à vendedora que, na realidade, a compra era para ela própria. A cliente havia mentido por conta do receio de que a informação verdadeira pudesse causar preconceito ou atendimento ruim.

A história foi uma das inspirações para Fraga ter a ideia de recrutar idosos para o desfile que apresentava sua coleção de inverno no São Paulo Fashion Week de 2009. Num trabalho histórico, ele chamou a atenção do mundo da moda para a necessidade de olhar para quem nem sempre é visto como público-alvo. “Eu quero chamar a atenção para coisas que acho lindo. Acho lindo o bracinho enrugado, acho lindo o cabelo branco”, disse o estilista, na época.

Mais de sete anos se passaram e o mercado da moda para a terceira idade segue carente. Faltam lojas e roupas específicas para o setor. “É um nicho muito esquecido”, diz Ana Cláudia Depetris, professora de moda da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (Esamc) de Sorocaba. “Não são feitas tendências para quem é da terceira idade. É como se pegassem tecidos que restam, modelos básicos, tudo aquilo com o que não há tanta preocupação e colocassem para esse público”, completa.

A quase inexistência de serviços especializados não prejudica somente os clientes em potencial, mas também quem, eventualmente, poderia estar lucrando. As pessoas da terceira idade estão inseridas nas mais diversas faixas de renda possíveis e, naturalmente, há uma parcela com dinheiro — e tempo — para gastar. “É um público que também merece ter diferenciações em estampas, tecidos, conforto e muito estilo.”

Em busca da roupa perfeita

Embora faltem lojas especializadas, os idosos podem procurar por peças que são capazes de proporcionar conforto e estilo ao mesmo tempo. É importante levar em consideração a anatomia do corpo, que naturalmente vai mudando com o passar do tempo. “Uma pessoa mais idosa necessita de conforto e de toque confortável, ou seja, não só conforto em modelagem, mas também na estrutura e no material da roupa”, afirma a professora. Malhas e tecidos naturais, por exemplo, são recomendados.

A união entre conforto e estilo é, inclusive, um dos segredos para quem quer se vestir bem. Independentemente da idade, há quem opte por peças simples e quem goste de vestimentas mais incrementadas.

Manter o próprio gosto, sem abrir mão do bem-estar, é possível também para quem já passou dos 60 anos. “A vestimenta diz muito sobre uma pessoa. Acredito muito que se esse mercado fosse melhor elaborado, se as pessoas pensassem mais nisso, com certeza teríamos uma terceira idade diferente na rua”, comenta Ana Cláudia.

Confira abaixo dicas da professora sobra moda para a terceira idade:

– Calças, blazers, bermudas e saias são boas opções para manter a classe e ter visual alinhado.

– Cuidado com estampas e cores. As estampas grandes são chamativas e podem não condizer com seu estilo de vida. Cores claras chamam a atenção para quem está acima do peso. Elas, porém, são boa opção em ocasiões diurnas, sem brilhos e bordados. Tenha sempre em mente que cores vibrantes destacam, enquanto as sóbrias suavizam.

– Escolha vestidos, de preferência os tubinhos, de cortes retos, levemente acinturados. Se tiver alça, prefira a mais larga.

– Mulheres devem ter cuidado com calcinhas com elástico muito apertado, que acabam por marcar muito a roupa. Prefira lingeries com corte a laser e sem elástico.

– Para quem gosta de modelagens simples e roupas básicas, a dica é investir em acessórios ou nas estampas, lembrando sempre de priorizar o conforto.

Fonte: https://sebraeinteligenciasetorial.com.br/produtos/noticias-de-impacto/moda-para-a-terceira-idade-ainda-e-carente/5885fb8c37a6ad1800ab4e9d